cbf

CBF: Censura Brasileira no Futebol

Em pleno dia do jornalista (07/04), entidade intervém em veículo de comunicação e consegue o afastamento de quatro profissionais 

Por: Matheus Oliveira

Não é novidade que o Brasil é o país onde se vê de tudo, até o descumprimento de leis. Todavia, o ocorrido no dia do jornalista, em pleno sete de abril, se tornou um dos maiores exemplos do caráter moral dos poderes nacionais, que está em cheque há bastante tempo. 

Na ocasião, quatro jornalistas da ESPN, famoso veículo de comunicação internacional, foram afastados pela empresa a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A solicitação aconteceu depois que ambos criticaram o mandato do presidente Ednaldo Rodrigues, associando-o com crimes relacionados à corrupção. 

Mesmo com a liberdade de expressão prescrita na Constituição Federal de 1988 (artigo 5 do inciso IV), ainda assim, ela foi silenciada. E, no caso, os profissionais não falaram da boca para fora, apenas se basearam em uma forte reportagem feita pela tradicional Revista Piauí, a qual expôs todo o escândalo em questão. 

Infelizmente, os poderosos acham que mandam no país, e devido à alta influência financeira, conseguem realizar os próprios desejos. Eles, inclusive, pensam mais nos bens particulares do que no social. De certa forma, tal atitude é irônica, afinal, eles não estão lá para promover o que é melhor para a população? 

Por conseguinte, Ednaldo não deveria basear seu segundo mandato na melhoria da imagem construída no primeiro? Bem, o reflexo de tudo isso está dentro das quatro linhas. O Brasil não está bem nas eliminatórias, e depois de alguns anos, conseguiu afastar fortemente o apreço social pela seleção masculina.

 

Quem sabe, essa não seja a melhor hora para a seleção feminina, ou até as de base, se destacarem no cenário. Entretanto, a sensação popular é de que as estrelas brasileiras do futebol mundial estão perdendo o seu brilho, não representam mais o povo. Portanto, a consequência final é, cada vez mais, os torcedores “censurarem” os jogos e tudo que for relacionado ao time e à CBF. 

Esporte Goiano - 16/04/2025