
Ciclo de Debates aproxima estudantes da prática do telejornalismo
Durante os meses de abril e maio, estudantes da disciplina Jornalismo em TV II, do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), participaram do Ciclo de Debates com Profissionais da Televisão, uma série de encontros que trouxe à FIC quatro jornalistas com ampla experiência no jornalismo televisivo goiano
A atividade teve como objetivo aproximar os alunos da rotina prática das redações de televisão, estimulando o diálogo com profissionais atuantes no mercado e permitindo que os estudantes participassem ativamente da organização, mediação e cobertura dos encontros.
Foram convidados a participar do ciclo a jornalista Mayara Vila Boa, chefe de redação da TV Record Goiás; o apresentador e repórter Carlos Magno Chaves, também da TV Record; a editora-chefe de jornalismo da TV UFG, Kamyla Maia; e o repórter da TV Anhanguera, Lucas Barbosa. Cada convidado compartilhou vivências profissionais, experiências marcantes de cobertura e reflexões sobre ética, técnica e responsabilidade social no fazer jornalístico.

Os encontros impactaram a percepção dos estudantes sobre o telejornalismo e ampliaram sua compreensão sobre os bastidores da televisão. Para Maria Eduarda da Silva Lima, a atividade deixou claro o quanto os profissionais da TV enfrentam uma rotina intensa e exigente. “Como um todo, as palestras demonstraram o tamanho da responsabilidade que os repórteres de TV possuem, já que lidam com informações instantâneas a todo momento. E, diferente do impresso, sua imagem está sempre em evidência. As rotinas de TV são extremamente corridas, o que demonstra mais uma vez a responsabilidade que esses profissionais carregam. As palestras não mudaram minha percepção, mas ampliaram meu olhar sobre o telejornalismo.”
Já Gabriela Ogashawara de Oliveira destaca que a experiência fortaleceu sua motivação na área. “O ciclo de debates me deu mais força para continuar a jornada. Eu já gostava de jornalismo em TV, mas depois das palestras e de conhecer profissionais atuantes, fiquei mais motivada!.”
Letícia Lourencetti Barbosa refletiu sobre o caráter coletivo do trabalho nas redações. “Após as palestras pude perceber que o telejornalismo realmente é uma prática coletiva, o produto passa por muitas pessoas com diferentes funções antes de chegar ao público. Nós devemos entender e respeitar nosso papel dentro dessa cadeia produtiva. A mudança na minha percepção se refere ao entendimento da pluralidade de áreas possíveis no jornalismo da TV: da reportagem à pesquisa acadêmica.”
A estudante Natalia de Carvalho Sezil destacou a importância do olhar atento para narrativas ainda não contadas. “O ciclo de debates contribuiu para perceber melhor qual a realidade do telejornalismo além da imagem idealizada que todo estudante tem no início do curso. Não basta contar as mesmas histórias, é importante observar o suficiente para contar histórias que os outros veículos ainda não contaram.”
Para Mateus dos Santos Alves, a principal contribuição foi o contato direto com a prática: “De forma geral essas palestras contribuíram para termos uma noção melhor de como é o dia a dia na redação de televisão. Nos ajudou a sair da teoria e a ter mais noção da prática.”

Para os estudantes, é de extrema importância esse contato direto com a profissão que desejam seguir e até para aqueles que não enxergam a TV como uma possível carreira. Ao conhecer a realidade vivida por cada um dos convidados, boas expectativas são geradas nos discentes que aproveitaram bastante essa oportunidade de ficar cara a cara com profissionais do jornalismo de setores diversos.
O ciclo foi promovido como uma Atividade Curricular de Extensão (ACEx) e contou com a mediação ativa dos próprios estudantes, que participaram da elaboração das perguntas, organização do espaço, gravação dos debates e produção de materiais de divulgação.
Escrito por: Vitória Farias
Notícia produzida para a disciplina "Jornalismo multimídia" sob a supervisão da professora Erica Neves.
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